Boticas

No concelho de Boticas é possível apreciar vários tipos de paisagem, que vão desde a alta montanha granítica-pobre em vegetação e rica em grandes penedias - aos verdes vales cobertos por prados de lameiro. Oferece, igualmente, áreas consideráveis de bosque.

Rico em água, o concelho é atravessado pelos rios Beça, Covas, Terva e Tâmega, além de um elevado número de ribeiras e corgas.

Por outro lado, Boticas conserva, ainda, algumas tradições seculares, das quais se destacam as famosas “Chegas de Bois” do Barroso, um dos maiores atractivos da região e uma tradição que vale a pena de perto.

É, também, neste concelho que se cria a tradicional raça barrosã, uma referência emblemática da bovicultura portuguesa, que se distingue de todas as outras qualidades de carne.

Sujeita a um rigoroso controlo na criação e selecção, esta carne e das mais genuínas e de comprovada excelência. Relevante é também a produção de gado caprino, ovino e suíno.

De qualidade igualmente reconhecida, o mel de Barroso, é outra das riquezas do concelho.

Do artesanato local, destaque para algumas peças de uso caseiro ou pessoal, como as tradicionais capas barrosãs confeccionadas em burel, as capuchas de lâ, as croças de junco, as toalhas e colchas de linho e os socos de atanado.

Boticas é terra de legados, quer naturais quer históricos.

Está envolvida por montes e serras de beleza natural indescritíveis e conserva várias centenas de moinhos seculares, ruínas dolménicas, alguns marcos milenares romanos, uma grande variedade de construções sacras e ruínas de fortificações castrejas. Além de património  histórico e cultural, os moinhos e os castros são, hoje, uma potencialidade turística valiosa para o concelho.

Para completar o roteiro, acrescente-se o atractivo dos desportos radicais, como o todo-o-terreno, a asa-delta e o parapente (que podem ser praticados nas Serras das Alturas e na Serra do Leiranco), na pesca (nos rios Beça, Covas, Terça e tâmega) e da caça.

Também a oferta gastronómica de onde sobressai a vitela Barrosã, o famoso cozido á moda do Barroso, os enchidos, o presunto e o “vinho dos Mortos”- atrai bastantes visitantes á região.