Chaves
Chaves é uma cidade monumental e terma, fundada há mais de 2.000 anos pelos Romanos que, nesse tempo, descobriram e exploraram as suas famosas nascentes termais.
Aquae Flaviae foi o nome que o Imperador de Roma, Flávio Vespasiano, no ano 78 d.C., deu á cidade e ao seu Municipio. Desses tempos, ficou a famosa Ponte Romana, sobre o rio Tâmega, construída entre o fim do século I e o inicio do século II d.C.
A região flaviense tem nas suas termas e na estância termal de Vidago- com o seu Palace Hotel, estilo “belle époque”, o campo de golfe e o seu frondoso parque- um sólido pilar de desenvolvimento.
O centro histórico da cidade desenvolve-se em redor do Castelo- do qual resta a torre de Menagem- e das suas Muralhas.
Ninguem fica indiferente as estreitas ruas e ruelas, tipicamente medievais, cujo as características varandas se impõem como imagem de marca ou, ainda, aos inúmeros vestígios que, ao longo dos tempos, foram deixados em Chaves pelos povos que ocupam a cidade desde épocas remotas: Calaicos, Celtas, Romanos e Árabes.
Como pontos de passagem obrigtória, Chaves oferece ao visitante vários monumentos, dos quais se destacam os Fortes de São Francisco e de São Neutel e a Igreja da Mesiricórdia.
Um curto passeio pela cidade permitirá admirar as Igrejas pinceladas a românico e barroco, construções apalaçadas e museus temáticos ( arqueologia, arte sacra e militar).
O artesanato tem, igualmente, uma expressão muito importante no concelho. A 6km da cidade situa-se Vilar de Nantes, conhecieda pelo barro preto. Panelas de barro, cafeteiras, vasos, púcaros e talhas são alguns dos utensílios feitos pelos oleiros de Nantes. No entanto, exixtem em Chaves outras actividades artesanais como por exemplo, a cestaria, a toalharia, a tecelagem (lã, linhoe burel) e os trabalhos em ferro e madeira.
O verdadeiro ex-libris so concelho é, porém, o famoso presunto de Chaves que, acompanhado com pão centeio e um pouco de vinho, proporciona uma boa refeição. A gastronomia flaviense impõe-se, ainda, pelas alheiras, o folar, os pasteis de carne e um conjunto de iguarias culinárias, como o arroz de fumeiro, o cabrito, a feijoada ou o cozido á base de carnes de porco.