Montalegre

O concelho de Montalegre é generoso em belezas naturais e tem um património natural impar, sobretudo se comparado com outras regiões

de montanha.

Faz parte do Parque Nacional da Peneda Gerês, sendo, dos concelhos que o constituem, aquele que contribui com maior área.

Por aqui há muitos locais para conhecer: aldeias talhadas em granito, igrejas oitocentistas, canastros, moinhos e fornos do povo ainda em funcionamento.

Tambem é de salientar o Património Arqueológico: mamoas, sepulturas antropomórficas, castros e via Romana XVII comparavam a presença de diversos povos ao longo dos milénios.

Excelente gastronomia, onde predomina o fomeiro do Barrosão, é uma tradição muito antiga nesta região e o seu fabrico é, hoje, uma arte.

Nos meses de verão, as festas em honra do padroeiro de cada aldeia dão á região muito colorido em animação. As famosas "Chegas de Bois" são um expoente máximo da cultura do povo Barrosão.

Por algumas aldeias também é possível apreciar o artesanato, essencialmente agrícola: jugos, arados, cestos, capas de burel e croças em juncos.

São muitas as potencialidades turisticas que o concelho oferece, quer em termos de paisagem natural, quer cultural. A albufeira do Alto Rabagão oferece excelentes condições para a pesca e desportos nauticos: natação, navegação recreativa e competições desportivas (remo, vela, ski, surf, e navegação a motor). Na Serra do Larouco é possível a prática de parapente. Este local ntem sido palco de vários campeonatos nacionais da modalidade. Ao longo do concelho são muitos os percursos pedestres, de BTT e a cavalo, que se podem realizar.

A Tranquilidade e a simplicidade dos seus habitantes, o inumero património edificado e natural, a diversidade de produtos tradicionais regionais, o usos, costumes e tradições- que continuam a fazer parte das práticas comunitárias- e o clima de grandes contrastes atraem turistas ao longo de todo o ano.