Ribeira de Pena
Ribeira de Pena possui um importante património arquitectónico.
A sua arquitectura religiosa e civil, os restos de civilizações de antanho, o seu romanceiro, as lendas e tradições, as festas e romarias, são apenas algumas entre as diferentes manifestações da riqueza cultural de Ribeira de Pena.
O património popular reveste as mais variadas formas e todas elas estão representadas no território ribeirapenense. Por toda a parte vestígios importantes deixados pelo homem, ao longo de milénios. Pinturas rupestres, pontes românicas, solares, casas brasonadas de famílias senhoriais, igrejas, castros, moinhos, cruzeiros e alminhas constituem um património que revela o elevado nível cultural dos povos, no passado, habitaram esta região.
Perdida no meio da vegetação ribeirinha do Tâmega, encontra-se uma Ponte Pênsil, cuja construção remonta a 1913. Está suspensa por arames retorcidos sobre si mesmo. E são mais de uma centena que se contorcem num cumprimento de quase 20 metros.
Conciliando o saber antigo, conservado nos gestos repetidos ao longo das gerações, com os novos caminhos da actualidade, a produção de trabalhos em linho representa um importante recurso endógeno para a população e factor de atracção turística para o concelho.
O Vinho Verde de Ribeira de Pena é uma mistura de aroma agulha que o torna numa das mais deliciosas bebidas naturais, De óptimas propriedades digestivas, pela sua frescura e especiais qualidades, é um vinho muito apetecido, sobretudo na época quente.